O Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo formar mestres e doutores em Artes com ênfase na contemporaneidade; desenvolver a capacidade crítica e reflexiva relativa aos problemas da arte; capacitar docentes para atuação no sistema de ensino, em todos os níveis; promover pesquisas de excelência a partir dos campos propostos em suas linhas de pesquisa. Orienta-se pela Produção de Arte, a Crítica de Arte, a Teoria da Arte, a História da Arte e o Ensino da Arte bem como outros saberes que, de modo multidisciplinar, sustentam a arte como problema epistêmico, sensível, cultural, plástico, performático e político. A ênfase do Programa recai sobre o exame e a elaboração de processos artísticos, por meio das relações entre forças conceituais que norteiam suas cinco linhas de pesquisa atuais.

Entendendo o contemporâneo como conceito que convida à interrogação, mais do que como marco temporal de atualidade, formula-se arte e cultura como realidades fenomênicas, decerto inscritas no tempo e no espaço, mas que rigorosamente fazem ser tempo e espaço. Mais do que nunca, em nossa sociedade, as práticas estéticas se apresentam como novas maneiras de ser, de fazer, de sentir que engendram novas distribuições de lugares, de tempos, novas formas de visibilidade. Por isso, renova-se o compromisso fundamental do Programa com a reflexão crítica e a elucidação dos dilemas envolvidos na criação, fruição e investigação do fenômeno artístico. A intensa problematização a que nos convidam a arte e a cultura nos obrigam a considerar seu impacto e suas repercussões sociais, tanto quanto seu valor histórico; mas isso não se fará sem o constante questionamento das fronteiras disciplinares que marcaram historicamente o saber acadêmico, forçando a uma estreiteza que impede a exploração do novo na arte e na cultura.

Para tanto, parece especialmente importante a superação de antigas dicotomias, que separavam as esferas do fazer artístico e do saber sobre a Arte. A ideia básica do Programa é buscar a integração entre os processos de criação artística, reflexão teórica e recepção cultural, de forma a possibilitar uma relação produtiva com a situação da arte, do pensamento e das instituições na contemporaneidade, com a necessária ênfase, já mencionada, nas questões contemporâneas do fenômeno e da reflexão histórica, teórica e crítica da arte e da cultura. Outra exigência do Programa é a abertura a diferentes áreas de conhecimento e linguagens, de forma a que se possa conquistar uma compreensão mais vasta e dinâmica da arte e da cultura, de forma a não perpetuar as antigas clivagens de linguagens, regimes e modos de fazer. O Programa valoriza especialmente os experimentos artísticos, culturais e reflexivos, na confluência de variadas linguagens poéticas, de processos diversos e de múltiplas questões conceituais, além de entendê-los como parte integrante de formas mais amplas de criação, instituição e teorização da cultura.


Arte e Cultura Contemporâneas

Entendemos o contemporâneo não como sinônimo de atualidade, e sim como uma determinada e singular qualidade reflexiva do fenômeno artístico e cultural, que pensa o tempo e o espaço que os constitui e as formas de elaborá-los. O compromisso fundamental é com a incorporação, de forma deliberada e consciente, dos dilemas recentes que estão envolvidos na criação, fruição e investigação do fenômeno artístico. Mais do que uma ênfase nos acontecimentos artísticos atuais, essa proposição pretende destacar a problematização contemporânea da Arte, tanto em sua dimensão fenomênica, quanto em seu valor histórico e cultural. O que significa, por um lado, dialogar de forma estreita com os problemas contemporâneos da arte e da cultura e, por outro, questionar as próprias fronteiras disciplinares dos campos de saber acadêmico que compõem os estudos realizados no PPGARTES.


O Programa de Pós-graduação em Artes – Mestrado e Doutorado em Artes do Instituto de Artes da UERJ – iniciou suas atividades em março de 2005. Priorizando a área de concentração Arte e Cultura Contemporânea, o curso, atualmente avaliado com conceito 5 na CAPES, abre vagas anuais, dentro de seis diferentes linhas pesquisa.

Arte, Crítica, Criação

Escopo da linha: A linha reúne estudos e investigações sobre a prática artística contemporânea que, entendida como dimensão própria da vida social, tanto quanto como atividade de criação específica inserida em diversos sistemas de arte, exerce seus efeitos sobre os modos de subjetivação e sobre a política. Interessa-se pela análise da produção contemporânea, especialmente em Artes Visuais, mas igualmente pela prática do artista, aliando a atividade da crítica à sensibilidade da clínica do agora. Busca, assim, construir instrumentos teórico-conceituais que permitam desenvolver novas perspectivas e formas de interrogação, lançando mão de meios de construção do pensamento que conjuguem abordagens múltiplas como escritos de artistas, textos críticos, projetos imagéticos, propostas curatoriais, invenções gráficas e experiências expositivas.

Docentes da linha: Alexandre Sá, Lílian do Valle e Renata Gesomino.
Docente colaboradora: Elisa de Magalhães

Arte, Experiência, Linguagem

Escopo da linha: Reúne pesquisas em que são problematizadas a produção e conceituação da obra de arte, sob diferentes perspectivas epistêmicas. Enfatiza-se a experimentação de linguagem em seus diferentes recursos, suportes e dimensões sensoriais e em suas articulações poéticas, teóricas, críticas e institucionais.

Docentes da linha: Ana Tereza Prado Lopes, Analu Cunha, Cristina Salgado, Inês Araújo, Malu Fatorelli, Regina de Paula e Eloísa Brantes.
Docente Colaborador: Ricardo Basbaum e Jorge Mena Barreto.

Arte, Imagem, Escrita

Escopo da linha: A linha reúne investigações em arte, história da arte e teoria da arte voltadas para a potência da imagem e do corpo, sua constituição e seus usos políticos na interação com a experiência. Busca desenvolver e afirmar novas práticas da escrita da arte, quer sejam históricas, teóricas ou propriamente artísticas.

Docentes da linha: Leila Danziger, Luiz Cláudio da Costa, Sheila Cabo Geraldo, Paloma Carvalho e Marisa Flórido.

Arte, Pensamento, Performatividade

Escopo da linha: A linha reúne pesquisas e processos relacionados ao conceito de performatividade na arte contemporânea, envolvendo questões teórico-crítico-experimentais acerca dos modos de ação construídos pelo corpo como um todo, o que significa exames múltiplos de atos de fala, atos de pensamento, atos de cena e atos de cultura, voltados para a expansão da formação poética, artística e política no âmbito do sensível.

Docentes da linha: Luciana Lyra, Isabela FradeEloíza Gurgel e Mariana Pimentel.
Docentes Colaboradores: Andrea Stelzer e Robson Haderchpek.

Arte, Recepção, Alteridade

Escopo da linha: Reúne projetos que investigam o fenômeno artístico a partir de sua relação com a instância cultural, em dupla vertente: 1) ao abordar o problema da recepção e trânsito de objetos, práticas, teorias e tradições artísticas dentro da nova geo-história da arte; 2) ao lidar com a questão da incorporação do problema da alteridade no discurso crítico e historiográfico, especialmente a partir de objetos, temas e questões usualmente associados ao campo antropológico, tais como objetos artísticos e etnográficos, arte e ritual, arte e vida, entre outros. Assim, a linha compromete-se com epistemologias e métodos investigativos que façam confluir diferentes objetos, sistemas de pensamento, agentes, instituições, tradições culturais e artísticas, modos de ação e reflexão (pesquisar, colecionar, exibir, ensinar, escrever, editar, criar, interpretar etc.).

Docentes da linha: Marcelo Campos, Martha Telles, Maurício Barros de Castro e Mauro Trindade.
Docentes colaboradores: Guilherme Bueno.

Arte, Sujeito, Cidade

Escopo da linha: A linha dedica-se à reflexão sobre a arte, entendida não apenas como produção de artefatos e eventos, mas como práxis definidora de modos de ser e de habitar a cidade. Nesse sentido, a arte é dita atividade incessante de criação de tempos e espaços de vida e de auto formação, de experimentação de práticas de subjetivação e de produção de presença.

Docentes da linha: Aldo Victorio Filho, Denise Espírito Santo, Rodrigo Guéron, Ana Valéria Figueiredo, Isabel Carneiro e Jorge Luiz Cruz.