Abertura do V PEGA – COEMERGÊNCIAS

É com imenso prazer que a Revista Desvio convida a todos para a abertura da 5ª edição do PEGA, no dia 17 de abril (quarta-feira), às 15h, no Paço Imperial, Centro do Rio de Janeiro. Será uma oportunidade ímpar de celebrar e prestigiar os trabalhos na presença dos seus autores. Em cartaz até o dia 07 de julho, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pequeno recorte da atual produção artística fluminense, bem como os ouvintes do seminário a de assistir em dias específicos às comunicações orais e às exibições de vídeos de quem tem se dedicado, respectivamente, à produção acadêmica e audiovisual.

Intitulada COEMERGÊNCIAS, a 5ª edição do PEGA (Encontro de Estudantes de Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro) marca o seu retorno para a modalidade presencial. Criado em 2017, o projeto consiste em uma ação independente e coletiva que visa reunir pesquisas teóricas e práticas de artistas visuais, historiadores da arte e produtores culturais. Desdobrada em uma exposição e um seminário, o conteúdo de cada ano resulta em uma publicação digital que une catálogo de obras e caderno de artigos. Todo material fica disponível de forma gratuita no site da Revista Desvio, entidade responsável pela idealização, organização e memória do PEGA.

A curadoria do projeto é assinada por João Paulo Ovidio, Gabriela Lúcio e Débora Poncio, editores-chefes da Revista Desvio, com a co-curadoria de Clarisse Gonçalves, Débora Poncio, Emmanuele Russel, Fabrício Guimarães, Natalia Candido e SEMA, membros internos e externos, parceiros de longa data. A exposição ainda conta com uma equipe de Conservação e Museologia, formada por Luiza Amaral, Maria Helena Venero e Patrícia Riggo, com coordenação de Carolina Lewandowski e Gabriela Lúcio. Dessa vez, o tema explora a arte como uma possibilidade de trazer à luz a relação entre os nossos mundos internos e externos, subjetividade e racionalidade, fabulação e realidade, não como oposições, mas sim como diálogos. As pesquisas emergem simultaneamente para nos lembrar das emergências que atravessam cada um de nós.

A exposição é formado por trabalhos de 25 artistas, sendo eles Alice Garambone, Ana Paula Lourenço, Andrew Romero, Breno Gama, Camilla Braga, Clara Mayall, Conativo, Crystal Duarte, Danilo Howat, Fava da Silva, FOGO, Gunga Guerra, Julia Alimonda, Leandro e Silva, Lui Trindade, Luisa Pereira, Luiz Eduardo Rayol, Mona Lu, Monique Huerta, Saulo Martins, Vera Schueler Araripe, Vinícius Carvas, Willy Chung, Ximenne Freitas e Yaya Ferreira. São pinturas, esculturas, fotografias, objetos, instalações, entre outras técnicas e formatos, que nos convidam a pensar a respeito de gênero, raça, classe, território, ecologia e fé. As visitações acontecem de terça-feira a domingo, de 12h às 18h.

Já o seminário, por sua vez, acontecerá em dois sábados, 20 e 27 de abril, de 14h às 16h30, no auditório do Paço Imperial. As mesas serão compostas por trabalhos de Ad Costa, Agatha Maria, Amanda Campos Barbosa, Amina Potter, Beatriz / Zirta Barreto Pinto, Clara Mayall, Geovana Côrtes, Igor Affonso, João Rosa, Julia Alimonda, Leona Machado, Lucas Cavalcante, Luiza Stavale, Rodrigo Pinheiro e Samara Viana, mediadas pela equipe do PEGA e aberta para a interação.

Não deixem de visitar, refletir, divulgar, fotografar, compartilhar, fazer com que o máximo de pessoas tomem conhecimento do COEMERGÊNCIAS. Valorizar as artes e os artistas é uma função social e, por isso, vocês são os nossos convidados especiais.

SERVIÇO
V PEGA – COEMERGÊNCIAS
De 17 de abril a 19 de maio de 2024
Local: Paço Imperial, nº 48, Praça XV, Centro do Rio de Janeiro
Visitação: Terça-feira a domingo, de 12h às 18h
Seminário: 20 e 27 de abril, de 14h às 16h30
Entrada gratuita