Ao Rés do Corpo: Imagem em Abismo é um conjunto de oito seminários em torno da arte contemporânea que reunirá artistas e pesquisadores de distintos campos de pesquisa, estimulando reflexões e debates acerca dos atravessamentos entre corpo, sonoridade e imagem, pensada em um campo expandido de significação.
Os seminários Ao Rés do Corpo convidam artistas e pesquisadores a refletir sobre o conceito de imagem para além de sua associação imediata com a visualidade, explorando suas bordas, transpondo os limites de sua dimensão retiniana. Imagens pensadas nos avessos da visualidade quando associadas a diferentes campos de expressão ou formuladas a partir de distintas perspectivas etno-culturais. Imagens sonoras como registros de experiências de escuta armazenadas em suporte neuronal; imagens internas do movimento dançado, a partir da consciência corporal e do corpo visto por dentro; imagens que se transformam ou deformam nas superfícies investigadas pela topologia; imagens internas, como as produzidas durante o transe xamânico ou externas, capturadas pelo olhar de outra cultura no uso dos dispositivos correntes de registro da imagem. Imagens ao rés de um corpo em seus avessos, geradas no turbilhão do delírio e do inconsciente ou, simplesmente, reveladas pelo olhar atento que captura, no aparentemente ordinário, o extraordinário que lhe habita em latência.
Ao Rés do Corpo: Imagem em Abismo propõe, na diversidade de artistas e pesquisadores convidados, fomentar a reflexão sobre as diferentes perspectivas, aparatos metodológicos e tecnológicos capazes de enredar o sujeito artista e o sujeito perceptor em uma experiência ampliada da imagem em arte, impulsionando processos poéticos e imaginários capazes de lançar-nos nas dobras de uma imagem em abismo.
Ao Rés do Corpo: Imagem em Abismo é voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação em artes e áreas afins, sendo aberto ao público em geral interessado em arte contemporânea. O encontro conta com fomento da FAPERJ através do programa APQ1 e acontecerá em 7 seminários presenciais (no Instituto de Arte e Comunicação Social, campus Gragoatá, Niterói, Rio de Janeiro) e em 1 seminário virtual, todos entre outubro e dezembro de 2024.