No sábado, 28 de setembro, das 11h até às 18.30h, o Museu Carmen Miranda na av Rui Barbosa no Aterro do Flamengo, recebe a segunda edição do projeto “Ar Livre Arte Livre”, que reúne arte pública, conversas e vídeos em um só espaço. Neste ano, o projeto acontece em um único dia concentrando as ações em uma programação gratuita, incluindo intervenções artísticas para interação do público para todas as idades, resgatando os pilares do projeto original do edifício de Affonso Eduardo Reidy, idealizado primeiramente como Pavilhão Playground do Morro da Viúva.
Originalmente concebido para crianças, não só o uso do pavilhão, mas assim como o espaço externo do jardim no Parque, o passeio na floresta entre os poucos brinquedos que restaram hoje em dia e ainda uma construção curiosa que parece inacabada ao lado do Museu, instigaram nossa imaginação coletiva. E foi nesse âmbito que pensamos realizar a segunda edição do projeto AR LIVRE ARTE LIVRE, arte ecologia e os comuns, no então Museu Carmen Miranda, no Aterro do Flamengo, para não só referenciar o projeto original, mas trazer à tona os pilares de um pavilhão dedicado às crianças e a comunidade neste peculiar espaço público e comum rodeado por esta arquitetura e sua paisagem extravagante e paisagismo único.
Neste sentido pensamos nas obras e nos artistas que pudessem criar esse diálogo não só do resgate, mas também dessa projeção de futuro dessa área do parque e também do Museu. Com intervenções efêmeras de arte pública no jardim, e conversas que trazem uma discussão na esfera pública ao redor do aterro periférico e central da ex-capital, junto a uma rememoração da vanguarda artística de Frederico Morais. Os vídeos selecionados também trazem outra camada de imaginação crítica para ativar as possibilidades artísticas dentro do espaço comum tropical da Carmen Miranda, o que pode um parque no cuidado e na manutenção de sua coletividade? São questões como essas que expandem as práticas da arte na esfera pública comum de outras vivências.
Programação:
SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
11h Abertura oficial – Jardim do Museu Carmen Miranda
ARTE PÚBLICA + PIC-NIC NO JARDIM
11H-19H
DEBORAH ENGEL E SIRI, JOÃO MODÉ
JULIO CALLADO, LAURA LIMA
MARIA LAET, MAXWELL ALEXANDRE
ZÉ TEPEDINO
O que pode um Parque?
Cuidados Coletivos e o Aterro do Flamengo
conversa com convidados durante pic-nic
CONVERSAS E VÍDEOS NO MUSEU
15h-19h
Desaterro: Maré alta no Flamengo
(Ana Luiza Nobre, Jorge Barbosa e Brenda Vitória).
No Rio tudo está lá fora, sobre Arte no Aterro de 1968.
(Jessica Gogan).
Calabouço (Gin Spina e Diego Crux), O Jardim Secreto (Nour Ouayda), Uma Maldição Tropical (Darks Miranda) , Copo no Balanço (Zé Tepedino),
After Morro da Viúva (Traplev), Até Onde o Mar Vinha, (Guga Ferraz)
CONVERSAS E VÍDEOS NO MUSEU
Desaterro: Maré alta no Flamengo
(Ana Luiza Nobre, Jorge Barbosa e Brenda Vitória).
No Rio tudo está lá fora, sobre Arte no Aterro de 1968.
(Jessica Gogan).
Calabouço (Gin Spina e Diego Crux), O Jardim Secreto (Nour Ouayda), Uma Maldição Tropical (Darks Miranda) , Badalo (Zé Tepedino), Até Onde o Mar Vinha, (Guga Ferraz)
SERVIÇO:
Museu Carmen Miranda e Jardim
28 de setembro das 11h às 18.30h
Evento gratuito I Classificação livre
instagram @arlivre.artelivre
Realização: TAP (Temporary Art Platform), Goethe Institut, Juntes na Cultura, Instituto Goethe Serviço Cultural do Consulado da França
Parceria: Museu Carmen Miranda, FUNARJ, Prefeitura do Rio de Janeiro
Curadoria: Amanda Abi Khalil
Artista-Interlocutor: Traplev