PPGARTES - Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj

O programa

 

Objetivos gerais

a. Participar de forma consistente dos processos de produção e transmissão de conhecimento no campo das artes e da cultura, a fim de proporcionar melhor compreensão dos problemas relacionados à criação, fruição e reflexão crítica, historiográfica e teórica no campo da Arte e da Cultura Contemporâneas, estabelecendo uma intervenção qualificada nas práticas de pesquisa, experimentação e criação artística.

b. Constituir um espaço de pesquisa, criação artística e reflexão sobre a Arte e a Cultura Contemporâneas, nos campos da produção, dos discursos teóricos e dos processos de construção de sentidos, reunindo saberes institucionalmente dispersos de maneira a adensar e complexificar os estudos, as atividades poiéticas e os experimentos de arte e cultura.
c. Propiciar aos profissionais e docentes uma formação histórica, crítica e artística que desenvolva sua capacidade criativa, reflexiva e crítica.

 

Objetivos específicos

a. Responder à necessidade de formação de artistas, docentes e pesquisadores, atendendo à demanda crescente de profissionalização, aperfeiçoamento e especialização do campo da Arte e da Cultura, contribuindo para melhorar qualitativamente a produção, a pesquisa e o ensino.
b. Reunir grupos e núcleos de pesquisadores relacionados com a problemática imediata da Arte e da Cultura Contemporânea, articulando reflexões teóricas e prática artística, a partir da compreensão do compromisso comum com a qualidade contemporânea de suas realizações.
c. Criar conexões estreitas entre ensino, extensão e pesquisa, por meio da área de concentração, das respectivas linhas de pesquisa, das disciplinas oferecidas e dos projetos desenvolvidos pelos docentes. d. Continuar e aprofundar as diversas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no Instituto de Artes e em outros setores da UERJ relacionadas à questão da Arte e da Cultura Contemporânea.