[PDF]

Cristina Thorstenberg Ribas


Título da Dissertação de Mestrado:

ARQUIVO/ DESARQUIVO: CONDIÇÕES, MOVIMENTO, MONOTIPIA


Professor Orientador:

Profa. Dra. Sheila Cabo Geraldo


Ano:

2008


Resumo:

A pesquisa é realizada por uma artista que coloca em estado de "suspensão" sua produção artística dedicando-se a dissertar não a partir de um objeto de autoria própria, mas de um arquivo realizado por outra autora: A Arquivista. O objeto da dissertação é desarquivar este conjunto de materiais impressos sobre arte contemporânea no Brasil: Arquivo de emergência. Por meio de uma arqueologia, o objetivo da pesquisa é investigar o arquivo como um agenciamento em arte, a partir da elaboração crítica dos diversos conceitos que ele engendra: arquivo, documento, evento, ruptura, emergência. Com isso, investiga as condições de aparição e de presença do arquivo na atualidade. O vocabulário da pesquisa é traficado de ciências outras, e entre os conceitos que são inflexionados ao arquivo estão o comum e a virtuose. O trabalho tem por intuito investigar os possíveis da arte em relação ao comum, em suas finitudes maquínicas e auto-poiéticas.


Palavras-chave:

Arte contemporânea, arquivo, arqueologia, história, movimento, emergência, comum, auto-poiese.


Abstract:

This research is developed by an artist that puts her production in a state of "suspension", dedicating this dissertation not to an object of her own authorship, but to an archive done by another author: The Archivist. The object of this dissertation is to dearchive this group of printed materials about contemporary art in Brazil: Archive of Emergency. Through a type of archaeology, the object of this research is to investigate the archive as an assemblage in the field of art, according to a critic elaboration of multiple concepts that it embraces: archive, document, event, rupture, emergency. Therefore, it investigates the archive’s conditions of public appearance and its conditions of presence. The vocabulary of this research is trafficked from other sciences, and among the concepts that are inflexed in the archive, there are the common and the virtuosity. The work intends to investigate the possibles of art towards what is common, in its auto-poietic and machinical finitudes.


Keywords:

Contemporary art, archive, archaeology, history, movement, emergency, commom, autopoiesis.


Clique no link para ter acesso ao texto integral em ".pdf":

ARQUIVO/ DESARQUIVO: condições, movimento, monotipia