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Gustavo Borges Corrêa


Título da Dissertação de Mestrado:

Carmens e drags: reflexões sobre os travestimentos transgenéricos no Carnaval carioca


Professor Orientador:

Prof. Dr. Luiz Felipe Ferreira


Ano:

2009


Resumo:

Nesta dissertação, estudamos as inversões de gênero que acontecem durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Escolhemos trabalhar com as drag queens por elas realizarem estas inversões de forma exagerada, divertida e carnavalizada. Pesquisamos também os locais e eventos que receberam homossexuais durante o Carnaval nas últimas décadas, formando, assim, o que atualmente pode ser chamado de “Carnaval gay carioca”. Na última parte do trabalho, procuramos relacionar o mito Carmen Miranda (cantora brasileira que tornou-se um ícone internacional através do cinema hollywoodiano nos anos 1940) com as drag queens, pois a artista é considerada uma das maiores referências estéticas destas personagens contemporâneas. Questões como identidade, gênero, consumo e globalização são essenciais para nossas reflexões. Procuramos fugir de concepções tradicionais que trabalhassem com antigas idéias de essência, pureza cultural e identidades imutáveis. Para tanto, Os Estudos Culturais, com a sua abordagem da cultura popular como um campo de constantes disputas e negociações simbólicas, nos ajudam a compreender melhor nossos objetos de estudo.


Palavras-chave:

Drag-Queens. Visualidade. Carnaval. Rio de Janeiro. Carmen Miranda.


Abstract:

In this research, we study the inversions of sexual gender that take place in Rio de Janeiro during the Carnival. We decided to work with the contemporary drag queens because they realize these inversions in exaggerated, funny and carnavalized ways. We also analyze the places and the parties that received homosexual men during the Carnival in the last decades, that shaped what we call “The Gay Carnival from Rio” now. In the last part of the research, we intend to connect Carmen Miranda’s mith (Brazilian singer that became an international icon because of Hollywood in the 1940’s) with the contemporary drag queens; the artist in one of the biggest esthetic reference for these performers. Questions as identity, gender, consumption and globalization are extremely important for our reflections. We want to deviate from traditional conceptions of essence, cultural purity and fixed identities. To achieve our purposes, the Cultural Studies, with its conception of popular culture as a space of constant contentions and symbolic negotiations, help us to understand in a better way our objects of study.


Keywords:

Drag-Queens. Visuality. Carnival. Rio de Janeiro. Carmen Miranda.


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Carmens e drags: reflexões sobre os travestimentos transgenéricos no Carnaval carioca