PPGARTES - Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj

Maria Berbara

docentes

Email: mariaberbara@yahoo.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0220141208589293

Área de investigação:
Recepção da tradição clássica sob uma perspectiva internacional e transdisciplinar. Renascimento italiano e ibérico. Humanismo. Trânsito de linguagens artísticas entre a Europa e o “Novo Mundo”. Relação entre reflexão estética e produção artística. A dor e as artes visuais. Tensão cor/desenho e paisagem/figura. Presença de obras produzidas nos séculos XV, XVI e XVII em acervos cariocas públicos e privados. Edições e traduções de fontes fundamentais da historiografia artística.

Projeto de pesquisa:
A recepção da tradição clássica
A idéia de que toda a evolução da arte ocidental, da Antiguidade até o momento presente, possa ser concebida em termos do diálogo que trava com a assim chamada tradição clássica é um topos universal da história da arte. O conceito de modernidade, neste sentido, vem sucessivamente configurando-se, em grande medida, seja a partir da emulação, renovação ou rejeição deste legado visual, o qual se define não necessariamente como um estilo determinado, mas como um auto-referente processo de incessante re-elaboração dos modelos formulados ao menos entre o período arcaico grego e o tardo-imperial romano. No âmbito deste projeto pretende-se pesquisar a recepção da tradição clássica pela arte européia e latino-americana em seu sentido lato, privilegiando-se no entanto o arco temporal compreendido entre os séculos XV e o momento presente; não se restringirá, contudo, ao academicismo ou aos movimentos denominados classicistas ou neoclassicistas (como por exemplo o classicismo avant-garde neo-impressionista, a fase clássica de Picasso ou a pintura metafísica), buscando-se antes avaliar a multiplicidade de reações ao clássico incluindo tanto correntes artísticas tradicionalmente alheias a ele quanto a elaboração do discurso histórico-artístico que o forma e define. Subjacentes ao tema desta proposta estão o próprio escrutínio e definição dos termos "clássico" ou "classicismo" e dos conceitos de "imitação" e "renovação", assim como a sua transmissão e transformação ao longo dos sucessivos momentos históricos.

Grupo de pesquisa:
NUCLEAR – Núcleo de Livres Estudos de Arte e Cultura Contemporânea - Membro