PPGARTES - Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj

Leila Danziger

docentes

Email: leiladanziger@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2054847883460812
Site: http://www.leiladanziger.com/

Área de Investigação:
Ementa: Investigação dos complexos processos de cruzamento entre imagens, espaços e escrituras em seus vínculos com o trabalho da memória. Aspectos envolvidos: (a) continuar e ampliar a pesquisa individual como artista (Diários públicos – 2002/2007), dedicada à ‘matéria-jornal’ e às relações entre as linguagens plástica, literária e jornalística; (b) investigar e propor intercâmbios entre imagens, espaços e escrituras, informadas pelas reflexões sobre a construção da memória; (c) analisar a prática dos monumentos, anti-monumentos e outras formas de intervenções urbanas, pensando as marcas da memória na cidade; repre-sentações de eventos-limite; memória da Shoah; (d) refletir sobre o princípio da melancolia – imagens, espaços e a temporalidade melancólica; (e) pensar as articu-lações entre imagem, escritura, memória e melancolia em diferentes linguagens (desenho, gravura, pintura, fotografia, livro-de-artista, escultura, instalação, vídeo), compreendendo a prática artística como processualidade contínua e heterogênea;(f) investigar a relação do artista com o campo discursivo; produzir diferentes regis-tros de escritura (ensaio, poema, fragmentos, ficções), desde que lidem com a pro-dução de ações plásticas e da visualidade; articulações entre artes plásticas e litera-tura.

Projetos de pesquisa:
Diários públicos
Diários públicos investiga as relações entre as palvras e as imagens, compreendidas por sua vez no campo mais amplo das tensas negociações entre história, memória e esquecimento. O projeto investe nos limites entre as linguagens plástica, literária e jornalística e parte da experiência ampliada da gravura, mas inclui outras linguagens tais como a fotografia, a produção de objetos e instalações (compreendidas como processos específicos de espacialização). O projeto busca o reenvio contínuo entre a produção plástica e a reflexão teórica, dando origem a obras tanto visuais quanto dircusivas. Diversos gêneros de escrita são valorizados como parte efetiva do trabalho: ensaios, mas também formas ficcionais como o poema e o conto integram o amplo espectro investigativo.

Navios de imigrantes: ensaios visuais sobre a memória dos refugiados judeus do nazi-fascismo no Brasil
Um dos eixos do projeto mais amplo intitulado "Memória e Presente: práticas artísticas e história", voltado para as relações entre documento e produção de sentido no camppo das poéticas visuais.

Grupo de pesquisa:
Tecnologias da arte: sistemas, dispositivos e fissuras

Mais:
Referências bibliográficas sobre a produção artística
Lins, Vera. Entre o excesso e a exceção: a profanação dos jornais
Cabo Geraldo, Sheila. Qual política? Microagências político-historiográficas
Gutmair, Ulrich. Spirale der Erinnerung
Seligmann-Silva, Márcio. A arte de dar forma ao real: a poética da memória de L.Danziger
Cochiarale, Fernando. Nomes próprios
Cartus, Niels. Olhares brasileiros judaicos: a presença do judaísmo na arte brasileira contemporânea

Trabalhos publicados (on line ou PDF)
Imagens e Espaços da melancolia: W.G.Sebald e Anselm Kiefer Arquivo em PDF (Revista Brasileira de Literatura Comparada – dossiê Literatura e Imagem, dez. 2007)
O Jornal e o Esquecimento
Diários públicos
Para-ninguém-e-nada-estar (Anais XVI ANPAP, 2007)
Destroços II
Arquivo em PDF (Revista Inimigo Rumor nº 20, dez. 2007)
Séculos de Melancolia
A língua paterna (In O trágico moderno, Finazzi-Agro, Ettore; Vecchi, Roberto(orgs), Ed. Unimarcos, 2004)
Tarefa infinita: percursos entre história, memória e esquecimento
Notas sobre um terreno baldio
Shoah ou Holocausto: a aporia dos nomes

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Processos Artísticos Contemporâneos
Leituras da melancolia na arte moderna e contemporânea – 2008.1
Atividades Programadas I e II

Produções mais relevantes
Diários públicos, mostras individuais no Espaço Cultural Sérgio Porto/ RioArte, Rio de Janeiro, 2004; e Casa da Cultura da América Latina, UnB, Brasília, 2007.
Bilder des Erinnerns und Verschwindens (Imagens da Lembrança e do Desaparecimento), IFA-Galerie, Berlim, Alemanha, 2003. Com Esther Shalev-Gerz, Simcha Shirman, Wojciech Prazmowski. Curadoria: Bárbara Barsch. Publicação de livro.
http://www.ifa.de/galerien/erinnern/eindex.htm
http://www.ifa.de/galerien/erinnern/d_danziger.htm
O Jornal e o Esquecimento. In: Ipotesi, Revista de Estudos Literários, Programa de Pós-graduação em Letras, UFJF, vol. 11, nº2, dezembro de 2007, pp.168-177.
A língua paterna. In: Formas e mediações do trágico moderno, Finazzi-Agro, Ettore e Vecchi, Roberto (orgs), São Paulo: Unimarco Editora, 2004, pp. 41-54.)