PPGARTES - Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj

Malu Fatorelli

docentes

Email: malufato@cybernet.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3434170632302743

Área de Investigação:
Ementa: Investigação dos processos constituintes de poéticas contemporâneas, com ênfase em problemas como espaço, lugar, ocupação, presentes na relação entre arte e arquitetura.. Aspectos envolvidos: (a) examinar trabalhos artísticos contemporâneos considerando o vínculo da obra com determinado lugar. (b) estudar aspectos formais e conceituais presentes na reflexão crítica de artistas em torno de sua produção. (c) avaliar diferentes metodologias artísticas empregadas na construção de obras contemporâneas. (d) fomentar o trabalho artístico em ações realizadas em atelier.

Projeto de pesquisa:
Arquiteturas de Artista
A pesquisa pretende investigar e propor intervenções no campo da produção de arte contemporânea, privilegiando poéticas artísticas elaboradas a partir da relação entre arte e arquitetura. A questão do espaço como sentido de lugar é objeto da pesquisa que associa análise crítica e processual, a prática de atelier e a intervenções artísticas que tem o Campus da UERJ como tema, observatório e espaço trabalho.

Experimento: desenho
Neste projeto princípios da física são articulados a proposições poéticas para provocar reflexões e paisagens originárias do gesto, do movimento e do desenho. A partir de uma colaboração entre os Institutos de Física e de Arte da UERJ pretende-se construir um pêndulo, referenciado no Pêndulo de Foucault, a ser instalado no espaço entre as rampas e escadas do Pavilhão João Lyra, no Campus da Maracanã. O projeto apoiado pela FAPERJ é realizado no âmbito no da pesquisa "Arquitetura de Artista: a construção de poéticas contemporâneas”.

Resumo da Pesquisa
A pesquisa tem como foco principal a produção artística contemporânea e privilegia poéticas elaboradas em torno da relação entre arte e arquitetura. O estudo de referências históricas e teóricas associa-se a investigação de metodologias artísticas processuais de obras que operam sentidos de lugar na contemporaneidade. A análise dessa produção no âmbito da pesquisa é vinculada a proposições didáticas e a intervenções artísticas em espaços institucionais públicos e privados. O projeto Experimento: desenho, realizado em parceria com o Instituto de Física da UERJ, propôs a construção do Pêndulo de Foucault como um desenho - gesto planetário registrado na superfície da arquitetura. Instalado no espaço do Campus Maracanã esta obra se insere no escopo da pesquisa Arquitetura de Artista.

Grupo de pesquisa:
Tecnologias da arte: sistemas, dispositivos e fissuras - Membro

Mais:
Orientações concluídas
Ana Adelaide Lyra Porto Balthar. Desenho: Uma habitação no tempo. Início: 2007.
Nelson Ricardo Ferreira da Costa. Visualidade Possível. 2007.
Bianca Bernardo de Barros. A Fábrica de Peles. 2008.
Carlos Eduardo Cruz. Inicio: 2008