Hoje, dia 17 de abril, o Paço Imperial inaugura a exposição “bassa danza”, do artista carioca Nathan Braga, primeira exibição solo em sua cidade natal, que marca seu retorno após três anos morando em Porto Alegre/RS.
A pesquisa para esta exposição se iniciou a partir da leitura que o artista fez do livro Eros: o Doce-Amargo de Anne Carson, no qual a autora vai pensar de forma ensaística as relações dicotômicas presentes no desejo, o jogo psicológico entre os amantes e a implicação histórica e social da representação ambígua dessas relações, através de análises iconográficas e semânticas, desde a Grécia Antiga. A aproximação entre arte e literatura tem sido um modus operandi do artista, que já dedicou uma exposição individual ao último livro publicado em vida pelo poeta Mário Quintana, fazendo dessa aproximação uma possibilidade de construção de famílias monstruosas, através de interdisciplinaridades, intermaterialidades e intertextualidades, objetivando borrar as fronteiras entre as coisas, como faz o próprio Eros.
“Bassa danza refere-se a um tipo de dança semidramática, popular nos séculos XV e XVI na Itália, na qual movimentos leves, suaves e lânguidos deixam claras as relações psicológicas dramatizadas entre o casal. Aqui, o bailado entre as obras segreda um jogo erótico arrematado pela experiência de que dois não são um.”, conclui o curador.
Serviço: Exposição “bassa danza”, de Nathan Braga no Paço Imperial
Abertura: 17 de abril de 2024, das 15h às 18h
Exposição: até 07 de julho de 2024
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Terça a domingo, das 12h às 18h.
Entrada gratuita
——
Curadoria: Aldo Victorio
Realização: Paço Imperial – RJ
Produção: Área 27 | Rodrigo Andrade
Design: Aoquadrado
Fotografia: Vicente de Mello