comunicado importante
Devido a suspensão das atividades na UERJ, amanhã, dia 29.11, mudamos o local de lançamento do livro para o seguinte endereço:
Galeria OLUGAR arte contemporânea
Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28 – 3º andar
Santo Cristo, Rio de Janeiro/RJ
Dia 29 de novembro de 2024, às 14h, teremos o lançamento do Escritos de Artistas, Escritos em Arte – Volume IV. Publicação organizada por discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UERJ). O Volume IV traz 47 textos de discentes atives e egresses do PPGArtes. Além de apresentação de Joana Traub Csekö que, juntamente com o Márcio Diegues, idealizou o projeto da publicação. Além de prefácio de Paula Borghi. O livro foi impresso pela Editora Devires com uso de Verba PROAP do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGArtes/UERJ).
Para o lançamento, convidamos artistas do campo das publicações.
Alessandra faz da cozinha o seu ateliê. Trabalha com culinária e desenvolve projetos artísticos com alimentos, investigando sua relação com o espectador e utilizando fotografia, escultura e performance. Seu fotolivro Gilda (2018) foi finalista no Kassel Dummy Award (2019), entre outros concursos internacionais; Pasta madre (2021) foi destaque no Festival ZUM e no Wien Award. Seu trabalho mais recente, Agora a água é ondas de marshmallow (2024), foi selecionado na última Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS. Alessandra participou de exposições no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica com trabalhos de performance e faz parte do grupo Lombada, que atua no âmbito das narrativas visuais. Atualmente, é mestranda pelo PPGArtes/UERJ. https://www.instagram.com/alessandrasposetti.
Nascida e criada entre Nova Iguaçu e Mesquita, na Baixada Fluminense e atual moradora da região central do Rio de Janeiro, atua como artista visual, colagista, zineira e pesquisadora. Faz zines desde 2014 e é autora do livro “Práticas literárias, feminismos zineiros”, lançado em 2024 pela Marca de Fantasia. É bacharelada em Letras (2017) e mestra em Literatura Brasileira (2023) pela UERJ, como bolsista FAPERJ – Mestrado Nota 10; e formou-se em artes visuais pela EAV-Parque Lage, como bolsista do Programa de Fundamentação em Artes Visuais (2014). Atualmente, cursa o doutorado em Literatura brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, com bolsa CAPES. Pesquisa práticas artísticas e literárias contemporâneas em contextos periféricos, com ênfase nas questões de gênero, raça, classe e sexualidade que as atravessam. https://www.instagram.com/jugama.artes.
Doutorando em Antropologia Social (UNICAMP), mestre em Ciências Sociais (UFRRJ) e licenciado em Ciências Sociais (UFF), atua intensamente no universo editorial e acadêmico. Foi editor da Proa: Revista de Antropologia e Arte (2017-2020), coorganizando dossiês e curando conteúdos sobre arte e cultura urbana. Também atuou na Revista Ludere e na Revista ECOS, com foco em gênero e sexualidade. Em 2019, coeditou o livro Imigração e Cultura Material e, em 2020, iniciou colaboração com a Editora Telha, onde coordena a Coleção Antropologias Feministas Contemporâneas. Concebeu e mediou o clube de leitura “Intérpretes e Interpretações do Contemporâneo” e organizou a Feira de Livros da 32ª Reunião Brasileira de Antropologia. Atualmente, integra a Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA, além de ministrar cursos sobre publicações de artistas e literatura LGBT, unindo pesquisa acadêmica e prática editorial. https://www.instagram.com/nathanosmundosdaarte.
Rodrigo Rosm (brasileiro, negro – 33 anos), vive e trabalha no Rio de Janeiro, estudou Comunicação Visual (PUC-RIO) e Desenho, Pintura e Texto em Arte na EAV Parque Lage entre 2013 e 2019. Sua pesquisa em Arte desenvolve-se no cruzamento de exercícios práticos/teóricos para especular sentidos por meio da organização e o direcionamento crítico da informação, entendendo a potência das imagens técnicas, sendo o desenho e fotografia ferramentas de captura da realidade relacionada ao ‘livro de artista’ como evento estético-político; meus trabalhos se localizam nas intersecções entre a extensão do corpo, da imagem e da palavra conjugadas de forma associada ou não. Entre 2020 e 2022, finalizei os cursos ‘Como montar sua editora’, ‘Projeto e Produção Editorial’ e ‘Design Instrucional’ na Universidade do Livro (UNESP). Desde então, tem oferecido oficinas e cursos livres sobre temáticas como Processo Criativo, Autopublicação, Negritude e Africanidades voltados para o campo das Artes e Design com ingredientes de Antropologia Visual. https://www.instagram.com/rodrigorosm.